sábado, 3 de abril de 2010

Amarrar os Sapatos



Um dia depois do outro, nada foi tão importante naquela época quanto aprender a amarrar os sapatos. Chamei minha mãe para que visse minha grande vitória... um tênis conga, preto com solado brando, meias brancas para combinar com o uniforme da pré-escola...
Manhê, olha, eu consegui!
E segui, honrada e vitoriosa rumo ao ponto de ônibus, de mãos dadas com minha mãe, me sentindo invencível... um frio na barriga indescritível para a época, mas viciante!
Eu tenho acordado alguns dias em dúvida, descalça, olhando para os calçados no canto do quarto, me perguntando se vou conseguir colocá-los agora...
Mudei o cenário. Quis fazer e fiz, agora só falta calçar os sapatos...
Como depois de vinte e poucos anos depois, ainda estou aprendendo a amarrar meus sapatos?
Agora eles tem outras formas, não mais um conga preto, nem mesmo é necessariamente um sapato. Uma saudade viva da sensação de vencer, conquistar, aquele frio na barriga, o desafio de juntar os cadarços, dar a volta, puxar, mexer o pé... caminhar firme...

Quando a gente tenta de toda maneira dele se guardar,
sentimento ilhado, morto e amordaçado, volta a incomodar...

4 comentários:

Mulher Vã disse...

Deve ser porque a vida é um eterno amarrar e desamarrar cadarços? Nem sempre são os mesmos sapatos, a diferença é o laço que dá!


Beijo


sblogonoff café disse...

È estranho esse troço da autonomia, né?
QUando a gente aprende a amarrar os sapatos, não precisa depender de ninguém ter tempo pra vir nos ajudar.
E depois isso vai se complicando, porque escrevem e pregam por aí que ninguém poderá nos fazer infeliz sem nosso consentimento.
E é aí que tá.
A gente consente.
A gente consente a divisão dessa autonomia, e aí o que o outro diz e faz sempre irá nos afetar.
Porque sentir está além do nosso controle.
Amarrar os sapatos é uma aprendizagem.
Viver também.
E de vez em quando, é melhor ter uma moleca, sabe, daquelas que a gente apenas calça sem ter mais esforço!!
hehehe!!
Ah, irmã...

Rafael disse...

Uma vez um amigo me falou q pra consolar sua garota triste, escreveu na ponta do sapato all star dela"Siga em frente" segundo ele ,toda vez q ela fosse amarrar os sapatos ela se lembraria disso e seguiria

acho q o mesmo exemplo serve pra vc,deveria escrever no sapato,qd abaixar a cabeça vai saber q nao deve desistir

gostei do texto

bj pra vc ;)

Rafael disse...

aliás,eu escrevi sapato,mas all star eh tenis uhahuhuuha